Cerca de três milhões de pessoas vão embarcar e desembarcar nos aeroportos brasileiros durante o feriadão de Carnaval. A estimativa da Infraero é de que haja um aumento de 13,2% em relação ao mesmo período no ano passado. O aumento da demanda será atendido com medidas como reforço de pessoal nos terminais, gestão operacional integrada e ampliação do acesso dos passageiros à informação.
As ações têm início nesta sexta-feira (17) e se mantêm até 27 de fevereiro. As medidas se referem, especificamente, à movimentação de voos domésticos. Os aeroportos que terão as ações fortalecidas no começo do Carnaval são Brasília (DF), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Confins (MG). No pós-Carnaval, entre 21 e 27 de fevereiro, o reforço será nos aeroportos do Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai reforçar a fiscalização e os serviços de informações aos passageiros, com mobilização de 80 servidores por dia, entre inspetores de aviação civil e técnicos. Funcionários vão circular pelos saguões, com coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?” e os balcões de informações contam com o Guia do Passageiro, que também pode ser encontrado aqui.