Os trabalhadores da construtora ARG no Porto Açu, em São João da Barra, no Estado do Rio de Janeiro, voltaram nesta quinta-feira (1) ao trabalho. O empreendimento pertence ao empresário Eike Batista.
Os cerca de 2.000 funcionários da empreiteira estavam parados desde a última segunda-feira (27), em protesto contra as más condições de trabalho na obra. Eles chegaram a colocar alguns ônibus atravessados na pista que dá acesso ao porto para impedir a entrada de outros trabalhadores, o que reduziu o ritmo da construção.
Nesta quarta-feira (29), o Sindicato da Construção Civil do Norte e Noroeste Fluminense se reuniu com representantes da ARG, que se comprometeram a assinar em uma reunião amanhã acordo atendendo as reivindicações, mas exigiu a volta ao trabalho dos grevistas.
Segundo o sindicalista, os termos ainda serão acertados na reunião de quinta-feira, mas a ARG se comprometeu a pagar uma diferença salarial retroativa a 2010, uma remuneração pelas horas gastas nos ônibus para ir e voltar do trabalho, melhorar a comida oferecida aos trabalhadores e também os banheiros químicos instalados no local.