Todos os dias a Fisenge publicará no destaque de sua página as últimas notícias relacionadas à III World Engineers Convention. Membros da diretoria executiva da Fisenge participam do evento mundial, promovendo, inclusive, seminário realizado no dia 2 de dezembro, antes da abertura oficial da WEC 2008. O grande foco da terceira edição do Congresso Mundial de Engenheiros é debater o papel da engenharia e da tecnologia no novo cenário mundial e sua atuação na promoção de políticas de desenvolvimento socialmente responsável e sustentável.
Fisenge discute o papel da América Latina na WEC 2008
Por Silvana Sá
No primeiro dia da World Engineers’ Convention, em Brasília, a Fisenge realizou o seminário “A Nova Geopolítica Mundial e a Integração da América Latina”. Convidados de destaque no meio sindical debateram o papel da América Latina no cenário mundial e o papel dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) no contexto mundial pós-crise. José Molina, diretor regional da UNI-Américas Panamá, traçou um panorama da evolução do sindicalismo desde o Manifesto Comunista até os dias atuais. Também foi debatida a posição dos sindicatos e movimentos de trabalhadores frente à crise. O evento foi realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília/DF.
A Fisenge realizou o seminário com o objetivo de reunir engenheiros que já se encontravam na capital brasileira para a WEC. O caráter preliminar do evento deu o tom das discussões que serão apresentadas durante a WEC 2008.
Semana Nacional da Engenharia apresentará soluções para problemas mundiais
Por Rafaela Maximiano (www.wec2008.org.br)
“A Engenharia, mais uma vez, é chamada a apontar soluções para os problemas mundiais”. Com essa declaração o governador de Brasília, José Roberto Arruda, fez a abertura da 65ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Soeaa, no início da noite de terça-feira (02.12), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal.
Segundo o governador, a 65ª Soeaa, inserida no World Engineers’ Convention – WEC 2008, acontece em um momento oportuno tendo em vista a crise econômica enfrentada pelo mundo e pelas catástrofes ambientais no Brasil. “Esperamos que os mais de três mil engenheiros entre brasileiros e os vindos de outros países, reunidos em Brasília nesses eventos, apresentem soluções para ajudar a diminuir as desigualdades oferecendo mais conforto e segurança à sociedade”, declarou Arruda.
José Roberto Arruda também lembrou que Brasília é conhecida como a capital da engenharia por sua arquitetura e construção. O governador parabenizou o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Confea, engenheiro civil Marcos Túlio de Melo, por dar oportunidade de o Distrito Federal sediar a WEC 2008.
“Estou orgulhoso por três razões: primeiro porque sou engenheiro e sei da importância de um evento como esse; segundo porque Brasília comemora em 21 de abril de 2010, cinqüenta anos da sua inauguração e, terceiro, por esses encontros acontecerem de forma sincronizada com os problemas mundiais”, afirmou o governador.
Entidades nacionais discutem mercado de trabalho na WEC
Jô Santucci (www.wec2008.org.br)
Entre os dias 1º e 2 de dezembro acontece na WEC a 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Crea, para discutir, entre outros, temas como Tendências para a Formação dos Profissionais da Área Tecnológica; Revisão da Resolução sobre Direitos Autorais; Projeto de Lei que garante assistência técnica pública e gratuita para famílias de baixa renda; o novo Conselho de Arquitetura; Salário Mínimo Profissional e o projeto de fortalecimento das entidades.
De acordo com o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. agrônomo José Baracuhy, serão discutidos várias propostas para a engenharia, a arquitetura e a agronomia. “Somos uma interface do Sistema com profissionais, sindicatos e outras entidades de base, a melhor representação do sistema para a sociedade, funcionando como via dupla”, disse Baracuhy. “É importante fazermos planejamento estratégico e analisarmos o cenário atual e as respostas dos profissionais para, por exemplo, a possível crise mundial e o reflexo em nosso país”, acrescentou.
O evento, com a participação de 30 entidades, foi aberto pelo palestrante Marcelo Pio, responsável pelo Observatório de Tecnologia do Senai. Ele abordou as tendências para a formação dos profissionais da área tecnológica, além das mudanças dos perfis dos profissionais causadas pelas transformações tecnológicas e organizacionais dos setores industriais. “Se realmente as indústrias caminham para necessidade de novas tecnologias, o futuro dos profissionais acaba sendo afetado”, afirmou Marcelo Pio. “Em nossas pesquisas, destacamos o surgimento de uma nova profissão, o engenheiro de materiais, especialistas em nanomateriais, além do aumento de profissões de ocupação na área ambiental e gestão organizacional”, adiantou ele.
Durante o evento, foram formados alguns grupos para desenvolver pautas como revisão da resolução sobre os direitos autorais, tema apresentado pelo eng. eletric. Wilson Xavier Dias, que apontou a necessidade de esclarecer pontos como “O que são projetos, esboços ou obras públicas, como agir como co-autor e qual é o papel dos Creas nesse tema”. A próxima reunião acontece em fevereiro de 2009.