O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu nesta quarta-feira uma entrevista coletiva para blogueiros de política no Palácio do Planalto, em Brasília. Ele defendeu a liberdade de imprensa no Brasil, citando a si próprio como exemplo, mas lembrou a importância dos meios de comunicação passarem por uma regulamentação no Brasil. A iniciativa é inédita durante seu mandato.
“Não existe maior censura do que a ideia de que a mídia não pode ser criticada”, afirmou. “Eu sou o resultado da liberdade de imprensa deste país, com todos os defeitos. Não temos de julgar. O que eles (se referindo às grandes corporações de mídia) se enganam é que pensam que o povo é massa de manobra como era no passado. E agora eles têm de lidar como uma coisa chamada internet. Quando um cidadão conta uma mentira, ele é desmentido em tempo real e tem de se explicar”, completou o presidente.
Ele lamentou não ter feito um debate mais amplo sobre a terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), conjunto de propostas que foi alvo de críticas durante o primeiro semestre deste ano.
Jornalistas como Rodrigo Vianna (do blog “Escrevinhador”) e Leandro Fortes (“Brasília, eu vi”), participaram do encontro. Além de falar sobre outros assuntos, como eleição e reforma política, Lula deu uma pista do que pretende fazer quando deixar o cargo, no dia 1º de janeiro de 2011.
“Pode ficar certo de que serei tuiteiro, blogueiro. Eu vou ser um monte de coisa que eu não fui até agora”, disse.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA AQUI
Fonte: SRZD