O SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SENGE-RJ) questiona o aumento na tarifa dos clientes da Light, aprovado, no dia 5/11/2013, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento representa uma espantosa mudança em relação à proposta inicial da Aneel, que previa uma redução de 3,28% na conta dos consumidores residenciais atendidos pela concessionária.
Entretanto, os consumidores residenciais amargam um aumento de 4,68%. Os consumidores de baixa tensão tiveram um reajuste de 6,20% e os de alta tensão foram os únicos que alcançaram redução, 1,01%.
Chama atenção o fato de que o processo da terceira revisão tarifária periódica da concessionária tenha ocorrido sem a realização de nenhuma Audiência Pública presencial.
Inicialmente, a reunião foi marcada para o dia 13/09/2013. Em seguida foi alterada para o dia 16/09/2013. Sendo, por fim, cancelada. Foi realizado apenas o intercâmbio de documentos via internet.
Cabe salientar que no estado do Rio de Janeiro apenas 54,5% da população tem acesso à internet,
segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sendo assim, para que a sociedade possa participar efetivamente das decisões que afetam diretamente suas vidas, a realização de audiências presenciais é fundamental.
Fonte: Senge-RJ