85 anos de resistência do Sindicato de Engenheiros de Pernambuco

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

14 de fevereiro de 1935. Dois anos depois do presidente Getúlio Vargas regulamentar a profissão do engenheiro. Oito anos antes da Consolidação das Leis Trabalhistas. Surgiu em Pernambuco, o Sindicato dos Engenheiros. Com perfil assistencialista, agia como braço direito do Estado. Porém, não negava a defesa da categoria. Uma das pautas defendidas pela entidade era o combate ao emprego dos estrangeiros que ocupava as vagas dos brasileiros. O que era considerado uma ameaça à engenharia e ao mercado de trabalho nacionais.

14 de fevereiro de 2020O Senge-PE completa 85 anos. O Brasil se encontra imerso em mais um período turbulento. A engenharia sofre, novamente, ameaças. Soberania nacional em risco. Há menos de um mês, o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que o país vai estimular a entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro para concorrer a licitações governamentais. Nota-se que esse é apenas uma das consequências de um processo de desvalorização das empresas nacionais, atrelando-as à corrupção.

Entre os dois períodos citados, a engenharia brasileira viveu o auge do desenvolvimento econômico e a recente – e maior – crise da história do país. Se entre 2002 e 2013, a indústria de transformação e construção civil foram expandidas, gerando o crescimento do número de empregos formais e o aumento da renda do povo brasileiro. De 2013 em diante, afundados no desemprego, na desigualdade, na desindustrialização e na entrega das riquezas nacionais, os brasileiros lutam por uma qualidade de vida inalcançável e driblam a crise com subempregos, chamados de empreendedorismo, por alguns.

É perceptível que a engenharia é o motor da economia de todo país, pois gera emprego, renda e amplia a capacidade produtiva e de investimentos. Não há superação da crise sem valorização da engenharia nacional, com investimentos públicos em infraestrutura e uma economia com a presença do Estado e da soberania. É nesse sentido, que o Senge-PE tem se posicionado durante décadas. Em defesa da soberania nacional e pela valorização das engenheiras e dos engenheiros.

O cenário atual é de golpe, reformas que acabam com direitos trabalhistas, redução de investimentos do Estado em infraestrutura e sucateamento e mercantilização do ensino. A própria existência dos sindicatos tem sido questionada, assim como sua sustentação dificultada. Porém, a defesa da categoria, da engenharia e da soberania nacional não é uma luta individual. Em coletivo, o Senge-PE seguirá, resistindo e trabalhando em prol de cada engenheira e engenheiro, por mais várias décadas.

Ainda teremos muito o que comemorar. O 14 de fevereiro sempre será uma data responsável por renovar a força de uma entidade que sobrevive dos anseios da categoria e se orgulha de uma história de muita luta, muita resistência e muitas conquistas.

Fonte: Senge-PE