7º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química recebe inscrições

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Estão abertas até 22 de março as nomeações e autonomeações para o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química 2024. A premiação para pesquisadoras, cientistas e executivas é oferecida pela American Chemical Society (ACS) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

A iniciativa tem como objetivo promover a igualdade de gênero, principalmente na comunidade química brasileira, e reconhecer o impacto da diversidade na pesquisa científica em química. O prêmio busca reconhecer mulheres cientistas com contribuições relevantes e pesquisas de destaque no campo da química e ciências afins.

A nomeação ou autonomeação pode ser feita também por mulheres transgênero e pessoas não binárias.

O Prêmio Mulheres Brasileiras na Química tem três categorias: “Líder Emergente em Química e Ciências Correlatas”, que reconhece as realizações de uma jovem cientista ou empreendedora notável na química ou em áreas relacionadas; “Líder na Indústria”, que homenageia uma mulher que trabalhe nas indústrias química, farmacêutica ou de biotecnologia, cujas pesquisas e inovações criativas tenham gerado descobertas que contribuíram para o sucesso comercial e o benefício da sociedade; e “Líder Acadêmica”, que premia uma mulher com uma carreira consolidada na academia e cuja contribuição para a pesquisa científica na química tenha um impacto global e social.

Cada vencedora receberá um prêmio em dinheiro no valor equivalente a US$ 2.000; uma ID do SciFinder válida por um ano; uma associação à ACS e à SBQ por um ano; um certificado de premiação em inglês; uma placa de homenagem em português; cobertura jornalística na Chemical & Engineering News e no Boletim da SBQ, e nas redes sociais oficiais da SBQ e do Núcleo Mulheres SBQ; e inscrição gratuita em um curso oferecido pelo Instituto ACS.

As inscrições e nomeações devem ser feitas pelo site da ACS. As vencedoras serão anunciadas no início de maio. A premiação será feita no Simpósio do Núcleo Mulheres SBQ, no dia 25 de maio, durante a 47ª Reunião Anual da SBQ, que acontecerá em Águas de Lindoia (SP).

Mais informações: http://tinyurl.com/55ze4ekv.

 

Fonte: Agência Fapesp