700 milhões de mulheres são vítimas de violência no mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Mais de 700 milhões de mulheres são vítimas de violência de gênero no mundo, especialmente no sul da Ásia e da África, informa um relatório do Banco Mundial (BM) divulgado nesta quarta-feira (no link em inglês).

“A violência baseada no gênero é uma epidemia global, que afeta as mulheres em todas as regiões do mundo”, garante a instituição, destacando, contudo, “avanços sem precedentes” ao longo dos últimos anos.

Segundo o informe, pelo menos uma a cada duas mulheres mulheres (43%) no sul da Ásia (Índia, Paquistão e outros) sofreu violência física, ou sexual por parte de seu cônjuge durante sua vida.

Na África Subsaariana e no Oriente Médio, a proporção é de 40% e diminui para 33%, na América do Sul, e para 30%, na região Ásia-Pacífico, segundo o documento, que não publica dados sobre a Europa. Na América do Norte, esse percentual chega a 21%.

De acordo com o BM, um grande número de mulheres jovens no mundo têm um “controle limitado” sobre seu corpo, como acontece em relação à sexualidade e à anticoncepção, por exemplo.

Se a “tendência atual se mantiver”, mais de 142 milhões delas estarão casadas antes de completar 18 anos, já na próxima década, acrescenta o texto.

Referindo-se a um grupo mais específico de 33 países em desenvolvimento, o informe indica que 41% das mulheres garantem que não se atreveriam a pedir ao parceiro para usar preservativo.

Em relação ao mundo da política, o BM diz que as mulheres estão “claramente sub-representadas” e aponta que elas representam apenas 22% dos parlamentares e 5% dos prefeitos do mundo.

“Se o mundo quiser acabar com a extrema pobreza e garantir que a prosperidade seja compartilhada, é necessária uma participação plena e efetiva das mulheres”, advertiu o presidente do organismo, Jim Yong Kim, citado no relatório.

*Da AFP.

Acesse no site de origem: 700 milhões de mulheres são vítimas de violência no mundo (EXAME.com, 15/05/2014)

Fonte: Agência Patrícia Galvão