7ª Jornada de Agroecologia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Com o lema “Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade, Colhendo Soberania Alimentar”, a Via Campesina realiza a 7ª Jornada de Agroecologia. O evento debate a importância de uma agricultura, fundamentada na agroecologia, que respeite o meio ambiente (sem uso de agrotóxicos ou cultivo de transgênicos), os campones, pequenos agricultores e a relação saudável com a terra, além de reafirmar as formas organizativas tradicionais de cooperação e prosseguir com a marcha de luta pela reforma agrária.

Cerca de nove movimentos sociais e entidades populares promovem a Jornada que, pela quarta vez acontece em Cascavel e tem inicio às 9 h do dia 23. São esperadas cerca de cinco mil pessoas do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e de países vizinhos como Paraguai e Argentina.

Estão previstas cerca de 45 oficinas de experiências agroecológicas desenvolvidas por agricultores, entidades populares e movimentos sociais, além da apresentação de uma experiência de educação popular de São João do Triunfo, com o túnel do tempo sobre a história da agricultura.

Na programação estão previstas palestras com a filha do revolucionário argentino Che Guevara, Aleida Guevara; a pesquisadora do grupo ETC, México, Sílvia Ribeiro; professor e engenheiro agrônomo Horácio Martins de Carvalho; coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, entre outros que tratarão de temas ligados à Agroecologia, Transnacionais, Criminalização dos Movimentos Sociais, Educação Popular e Soberania Alimentar. Também serão haverá apresentação de filmes e atividades Culturais.

 

Quando: de 23 a 26 de julho.

 

Onde: Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), campus de Cascavel, região Oeste do Paraná.