Seminário
5 Anos da Mudança no Marco Legal do Saneamento Básico
Perspectivas da Universalização?
02 julho 2025
9h – 17h30
Online
Inscreva-se gratuitamente
Após o evento haverá a emissão de certificado de participação
Sobre
Uma iniciativa do Instituto Água e Saneamento (IAS) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que tem como objetivo promover um debate sobre os cinco anos de aprovação da Lei 14.026/2020, que alterou o Marco Legal do saneamento e trouxe mudanças significativas para o setor.
Nesta perspectiva temporal traremos constatações e desafios para a universalização do acesso à água e esgotamento sanitário, um olhar sobre a política e os instrumentos da política nacional de saneamento básico, os novos arranjos regionais e de prestação dos serviços públicos e a perspectiva de aproximação da agenda de saneamento básico com a agenda climática.
Agenda
Abertura
9h – 9h30
Aristides Monteiro Neto
Diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea
Representante da SNSA
Secretaria Nacional Saneamento do Ministério das Cidades
Marussia Whately
Diretora Executiva do Instituto Água e Saneamento (IAS)
Cláudia Lins
Gerente de Sustentabilidade e Resiliência da Confederação Nacional de Municípios (CNM)
Mesa 1
Aquecendo o debate: Balanço dos 5 anos do
Marco Legal – Pesquisas IAS e Ipea
9h40 – 10h20
Marussia Whately
Diretora Executiva do Instituto Água e Saneamento (IAS)
Gesmar Rosa dos Santos
Técnico de planejamento e pesquisa do Ipea
Mesa 2
A Política Nacional de Saneamento Básico
10h30 – 12h30
Ernani Ciríaco
Vice-presidente da Abes-DF, Especialista em Saneamento
Adauto Santos do Espírito Santos
Engenheiro Especialista em Saneamento
Ana Lúcia Britto
Professora e Pesquisadora da UFRJ e IPPUR
Mariana Costa
Analista Técnica de Saneamento na Confederação Nacional de Municípios (CNM)
Mediação: Gesmar Rosa dos Santos
Técnico de planejamento e pesquisa do Ipea
Mesa 3
Titularidade, Regionalização e
Concessões no Saneamento
14h – 16h
Paula Pollini
Coordenadora de Articulação e Incidência do Instituto Água e Saneamento (IAS)
Patrícia Areal
Coordenadora-Geral do Marco Legal do Saneamento do Ministério das Cidades
Luciana Capanema
Chefe do Departamento de Estruturação de Soluções de Saneamento do BNDES
Luiz Alberto Cavalcante Rocha
Prof. Associado à Faculdade de Direito/UFPA. Membro do Ondas
Mediação: Alesi Teixeira Mendes
Pesquisador do Ipea
Mesa 4
Saneamento e Adaptação frente às
Mudanças do Clima
16h – 17h30
Jose Gesti
Consultor sênior em ação climática para Sanitation and Water for All (SWA)
Fernando Magalhães
Professor e pesquisador no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS
Mandi
Participante a confirmar
Observatório do Clima
Participante a confirmar
Mediação: Marussia Whately
Diretora Executiva do Instituto Água e Saneamento (IAS)
Participantes

Adauto Santos
Engenheiro Civil, dirigente da ABES-DF e membro do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas). Consultor em saneamento básico para diversas empresas, bem como em instituições de financiamento multilateral, como Banco Mundial, KfW, BID, dentre outras. Desenvolve trabalhos de planejamento, gestão, regulação e prestação de serviços, incluindo os aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais e as etapas de projetos, implantação, operação e manutenção. Trabalhou por 14 anos no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), auxiliando na estruturação do programa.

Alesi Mendes
Engenheiro civil especialista em saneamento básico e recursos hídricos. Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e engenheiro civil do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Aristides Monteiro Neto
Economista com doutorado em Economia Aplicada pelo IE/UNICAMP (2005). É técnico em Planejamento e Pesquisa do Ipea desde 1997. Foi chefe da Assessoria de Planejamento e Articulação Institucional do Ipea (2011-2012). Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (2007-2009). Professor do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ipea.

Ana Lucia Britto
Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR – UFRJ, Doutora em Urbanismo pelo Instituto de Urbanismo de Paris. Professora associada do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de Estudos de Águas Urbanas. Pesquisadora do Observatório das Metrópoles. Coordenadora de Cooperação Internacional do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas).

Cláudia Lins
Geógrafa, bacharela e licenciada pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Gestão Ambiental e Territorial pelo Departamento de Geografia da UnB. Atualmente é Gerente de Sustentabilidade e Resiliência na Confederação Nacional de Municípios (CNM), onde lidera equipes nas áreas de meio ambiente, saneamento básico e defesa civil, além de atuar na elaboração e análise de pesquisas, projetos de lei e publicações técnicas. Possui publicações sobre coleta seletiva municipal, consórcios públicos de meio ambiente e financiamento da gestão ambiental para cidades, além de publicações em geral nos demais temas de saneamento básico municipal.

Ernani Ciríaco de Miranda
Engenheiro civil, Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (UnB). Especialista em saneamento básico. Servidor público federal recém aposentado no cargo de Especialista em Infraestrutura Sênior da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. Foi coordenador do Programa de Modernização do Setor Saneamento (PMSS) e do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Foi Diretor do Departamento de Articulação Institucional e do Departamento de Planejamento e Regulação da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. É Vice-Presidente da ABES-DF.

Fernando Magalhães
Professor Adjunto de Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS), Coordenador Executivo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Soluções baseadas na Natureza INCT SbN, membro do Conselho Superior de Regulação da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (AGESAN) e do Conselho Deliberativo do DMAE (Porto Alegre/RS). Doutor em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (UFMS), com Pós-Doutorado (UFMS) envolvendo mobilidade na Aarhus University (Dinamarca) e Universidad Tecnológica de Pereira (Colômbia). Engenheiro Sanitarista e Especialista em Gestão de Projetos (USP).

Gesmar Rosa dos Santos
Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na Diretoria de Estudos e Políticas Urbanas, Regionais e Ambientais – Dirur/Ipea. Atualmente desenvolve estudos na área de saneamento e recursos hídricos, coordenando o projeto de pesquisa Monitor do Saneamento do Ipea. Coordena os trabalhos sobre o ODS 6 – água e saneamento. Tem publicações recentes sobre políticas públicas, financiamento e regulação do saneamento.

José Gesti
Consultor sênior em ação climática para Sanitation and Water for All (SWA), fornecendo suporte em políticas e estratégias, bem como no engajamento nacional em ações climáticas, abastecimento de água e serviços de saneamento. Já atuou como Diretor de Água, Saneamento e Higiene (WASH) no Escritório Nacional do UNICEF na Jordânia e como Consultor na Sede da UNICEF, com foco no desenvolvimento sustentável de águas subterrâneas e serviços de água e saneamento resilientes ao clima. Anteriormente, atuou no Ministério de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Espanha, onde trabalhou em abordagens integradas de gestão de recursos hídricos na Autoridade da Bacia do Rio Ebro.

Luciana Capanema
Engenheira Química formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Funcionária do BNDES desde 2003, onde atuou nas áreas de indústria, planejamento e saneamento. Foi diretora de financiamento da Secretaria Nacional de Saneamento no Governo Federal e, atualmente, ocupa a Chefia do Departamento de estruturação de soluções de saneamento no BNDES.

Luiz Alberto Rocha
Advogado, Professor Associado da Faculdade de Direito e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA), ambos da Universidade Federal do Pará. Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Vice-Presidente da Comissão Especial de Saneamento do Conselho Federal da OAB. Membro do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas).

Marianna Costa
Engenheira Ambiental formada pela Universidade de Brasília (UnB) e Analista Técnica de Saneamento na Confederação Nacional de Municípios (CNM). Atua no apoio técnico aos gestores públicos municipais, com foco em saneamento básico, análise de dados públicos e acompanhamento de políticas públicas no Congresso Nacional. É responsável pela elaboração de materiais técnicos e pesquisas temáticas voltados para o fortalecimento da gestão municipal.

Marussia Whately
Especialista em Recursos Hídricos, Saneamento e Políticas Públicas, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1997), com especialização em gestão de recursos hídricos e meio ambiente urbano (UNICAMP/ABES). Com extensa trajetória por instituições do terceiro setor como Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), coordenando programas e campanhas relacionadas a recursos hídricos e meio ambiente. É idealizadora da Aliança pela Água, rede com mais de 80 organizações da sociedade criada em 2014 para enfrentamento da crise hídrica de São Paulo. Diretora executiva do Instituto Água e Saneamento (IAS).

Patrícia Valéria Vaz Areal
Atualmente é Coordenadora-Geral do Marco Legal de Saneamento no Ministério das Cidades, onde lidera a implementação da Lei nº 11.445/2007. Engenheira civil com ampla experiência em políticas públicas de saneamento, atuou anteriormente como Coordenadora-Geral de Cooperação Técnica em Saneamento na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), onde coordenou o apoio técnico à elaboração e revisão de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). Autora de uma dissertação apresentada à Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na qual analisa os impactos do novo marco legal do saneamento nas concessões públicas do setor.

Paula Pollini
Arquiteta urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Urban Management pela Universidade Tecnológica de Berlim (Alemanha) e mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC, 2016). Atualmente integra a equipe do Instituto Água e Saneamento (IAS) como co-coordenadora da área de Articulação e Incidência e especialista em políticas públicas e planejamento urbano. Sua trajetória profissional passou pela gestão pública como Chefe de Planejamento Municipal da Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), Ministério Público Estadual de São Paulo e terceiro setor, junto ao Instituto Pólis.