SOBERANIA EM DEBATE: Os impactos da privatização da água nas populações vulneráveis

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O evento será sexta-feira, 15 de outubro, às 17H, com transmissão no canal do SOS Brasil Soberano no Youtube, e estará aberto a perguntas pelo chat.

No ano passado, o governo federal decidiu mudar o marco regulatório e, com base na resolução, o governo do Estado colocou a Cedae em leilão. Especialistas em saneamento ambiental pontuam que a privatização afetará a população de diversas formas, inclusive em relação ao esgoto. A começar pelas populações mais vulneráveis, que tanto já sofrem com questões de água e a presença de esgoto a céu aberto. E, neste momento, ainda enfrentam a pandemia, cuja principal recomendação para prevenir a expansão é a higiene pessoal (lavar sempre as mãos com água limpa e sabão).

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a falta de saneamento responde por uma alta proporção das doenças, representando 2 milhões das mortes e 120 milhões das doenças evitáveis em todo o mundo. Crianças com menos de cinco anos são desproporcionalmente atingidas: 13% de todas as mortes e 12% das doenças nessa faixa etária estão relacionadas ao saneamento precário.

Discutir saneamento básico envolve, além da prevenção de doenças, geração de renda e qualidade de vida.

Para falar sobre os impactos da privatização da água nas periferias, o convidado desta sexta é o engenheiro Marcos Montenegro, Coordenador geral do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS, que tem como princípio a “defesa do saneamento básico e do acesso à água como direito social e da função do Estado na sua promoção”.

 

Debatedor:

Marcos Helano Fernandes Montenegro – Coordenador Geral do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS – é Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Escola Politécnica da USP. Atualmente, é Regulador de Serviços Públicos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal – Adasa DF e diretor nacional da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Integrou a equipe que inaugurou o Ministério das Cidades como Diretor da Secretaria Nacional de Saneamento. Foi presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB e da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE e da ABES/DF.

 

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

 

Lidia Pena

Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano

(21) 98899-9919

 

Fonte: SOS Brasil Soberano

Foto: SOS Brasil Soberano