35º Encontro Nacional dos Trabalhadores de Furnas aborda luta contra privatização

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A luta contra a privatização da Eletrobras e a retirada da pauta de reivindicações específica dos trabalhadores de Furnas foram os principais pontos do 35º Encontro Nacional dos Trabalhadores de Furnas (ENTFU). O encontro aconteceu em Passos-MG nos dias 16, 17, 18 e 19 de janeiro de 2018 e atraiu mais de 130 pessoas, entre funcionários, deputados, autoridades locais e gerencia da empresa.

A necessidade da resistência na luta contra a privatização foi enfatizada pelo organizador do evento e diretor do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais, Senge-MG, Eng. Fernando Queiroz. Segundo ele, a privatização do setor elétrico contribui ainda mais para acentuar a perda da soberania do Brasil. “O cenário que se desenha é que se a privatização do setor ocorrer seremos controlados por estatais de outros países como, por exemplo, a China. Seria uma catástrofe para o país, pois não há desenvolvimento sem energia e não há soberania sem desenvolvimento.”

O diretor do Senge-MG e organizador do 35º ENTFU, Fernando Queiroz

O deputado federal Leonardo Quintão criticou o atual governo por querer vender o patrimônio que custou quase R$ 400 bilhões de reais para ser construído. “Não podemos aceitar que o patrimônio que foi construído em 5 décadas, quase 6, seja vendido por um preço que se fosse construído hoje, não paga-se nem 5%.”

Leonardo Quintão considerou uma importante vitória o processo de privatização passar pelo Congresso Nacional. Ele conclamou a população a conversar com os deputados para votarem contra a privatização do setor energético nacional.

Pauta de reivindicações

A retirada da pauta de reivindicações dos trabalhadores de Furnas foi um dos objetivos do ENTFU. Entre as principais reivindicações está a manutenção dos benefícios. Os itens da pauta dos empregados de Furnas se juntarão às reivindicações nacionais e serão deliberadas no encontro que vai ocorrer em Porto Alegrem, a partir do dia 22 de janeiro.

Palestras

Organizado pelo Senge-MG o 35º ENTFU contou com 7 palestras que abordaram o cenário político e econômico do Brasil com ênfase no setor elétrico, os resultados da atual gestão de Furnas, o cenário jurídico das negociações frente à Reforma Trabalhista e os desafios da Fundação Real Grandeza.

A advogada Lorena Cardoso apresentou as principais mudanças na legislação trabalhista, instituída pela Lei 13.467/17, como prevalência do negociado sobre o legislado, restrição ao acesso à justiça e demissão em massa sem a concordância dos sindicatos, além de apresentar o entendimento jurídico dos sindicatos trabalhistas frente à reforma.

Ela apresentou, ainda, casos de sucesso em processos judiciais contra as empresas, como a reintegração recente de cerca de 200 trabalhadores da Cemig que foram demitidos. A advogada também deu exemplos de conquistas que os sindicatos têm alcançado para os trabalhadores, como é o caso da Gasmig, na qual se fechou um bom acordo coletivo com duração de 2 anos.

 

Acesse aqui a palestra da advogada Lorena Cardoso

 

O professor de economia Paulo Roberto Bretas explanou sobre a história econômica do Brasil e apontou seu aspecto cíclico. Abordou também a situação econômica mundial e o momento político pelo qual o país passa, na qual há um descrédito dos políticos brasileiros. “Não há legitimidade política ou moral para a maioria. Muitos que votaram pelo impeachment respondem a processos.”

Em relação ao setor elétrico, Bretas apontou perspectivas e desafios. Segundo o professor de economia, os problemas regulatórios precisam ser resolvidos. Para ele, um amplo debate sobre o modelo regulatório pode ajudar  a contornar e preparar o Brasil para a retomada do crescimento, que demandará a expansão da capacidade do sistema. O professor apontou, ainda, boas perspectivas para as novas fontes renováveis, como a eólica e as fotovoltáicas.

 

Acesse aqui a apresentação do professor Paulo Roberto Bretas

 

O 35º ENTFU abordou luta contra a privatização da Eletrobras

A retirada da pauta de reivindicações dos trabalhadores de Furnas foi um dos objetivos do ENTFU

O encontro aconteceu em Passos-MG

 

Fonte: Senge-MG / Carol Diamante