:: 30 de Agosto / 2012

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

 

Fisenge entra em ação que debate a constitucionalidade do Fator Previdenciário

 

A Fisenge entrou, junto ao Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) e outras entidades, em uma ação que debate a constitucionalidade da Lei n. 9876, de 26/11/1999, sobre o Fator Previdenciário. Assim, a entidade pode utilizar de todos os recursos legais necessários, com poderes especiais e específicos, para apresentar requerimento e atuação no processo de repercussão geral perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia Mais


Senge-BA realiza seminário sobre sistemas BRT e BRS de trânsito

No dia 13 de setembro de 2012, o Sindicato dos Engenheiros da Bahia – Senge BA realiza o Seminário Sistemas BRT e BRS: Planejamento, Implantação e Operação, de 16h às 22h, na Escola Politécnica da Ufba. A iniciativa integra o ciclo de palestras “Grandes debates da Engenharia e Tecnologia”, realizado em homenagem aos 75 anos de fundação do Senge BA.
Leia mais


Gestões de 1984/1987 e 1987/1990 relembram a história do Senge-MG em evento

Os ex-presidentes do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) das gestões 1984/1987 e 1987/1990, Augusto Drummond e José Marcius de Carvalho, juntamente com ex-diretores que fizeram parte de suas gestões, relembraram seus tempos de Sindicato em evento realizado pelo Senge-MG, na sexta-feira, 24 de agosto. Os depoimentos foram colhidos como mais uma ação do projeto Senge Memória, que tem como objetivo resgatar a memória oral, documental e fotográfica da entidade.
Leia mais


Questionário de Boas Práticas Sindicais é aplicado no Senge-PE

No mês de agosto, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE) recebeu em sua sede, localizada à Rua José Bonifácio, 205, sala 305, Madalena – Recife-PE, a Diretora da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Engenheiros (Fisenge), Silvana Palmeira, com o intuito de ser aplicado um questionário que trata de assuntos relacionados à boas práticas sindicais.
Leia mais


Senge-ES apoia Congresso do Setor Elétrico e garante inscrição gratuita aos seus filiados

 

O CINASE – Circuito Nacional do Setor Elétrico – chega por Vitória no próximo mês. O evento reúne, no mesmo lugar, palestras com renomados nomes do setor de energia, bem como uma feira de negócios com produtos e serviços da área. O Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (Senge-ES) apóia o evento e seus filiados não pagam taxa de taxa de inscrição.

Leia mais

 


Governo do Paraná quer contratar engenheiros pagando metade do piso mínimo profissional

O governador do Paraná, Carlos Alberto Richa, autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 94 engenheiros civis no cargo de Agente Profissional do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). A medida poderia ser o início da reestruturação dos combalidos quadros de engenharia paranaense. Porém, os vencimentos oferecidos pelo governo do estado para uma jornada de 40 horas são de R$ 2822,51, que corresponde a pouco mais da metade do salário mínimo profissionais diplomados em engenharia, fixado na Lei 4950-A/66.

Leia Mais

 


Senge-RJ promove, em parceria com NPC, Cineclube sobre Neoliberalismo

 

Na última quinta-feira de cada mês o NPC, em parceria com o Sindicato dos Engenheiros do Rio (Senge Rio), promove um Cine Fórum sobre os efeitos perversos do neoliberalismo no mundo. A próxima sessão será nesta quinta-feira, 30 de agosto, a partir das 18h30. O filme a ser exibido é o inglês “Billy Elliot”, dirigido por Stephen Daldry. Após a exibição do filme haverá um debate com o professor Leon Diniz.

Leia Mais