30 anos de luta pela anistia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realizará no dia 22 de agosto (sábado), às 10h, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, ato comemorativo aos 30 anos de luta pela anistia no Brasil.

O evento, que se constituirá em justa homenagem e reconhecimento ao protagonismo e resistência dos brasileiros que lutaram pela liberdade e pela redemocratização, compreenderá um ato em homenagem aos ex-presos políticos da greve de fome nacional pela anistia ampla, geral e irrestrita; apresentação pública do memorial da anistia política do Brasil; lançamento de selo comemorativo; lançamento da revista Anistia Política e Justiça de Transição; lançamento de exposição fotográfica e de uma sessão de autógrafos com a presença de diversos autores de obras relativas ao tema da anistia e luta pela democracia.

A atividade promoverá uma confraternização e um encontro histórico dos ex-presos, bem como a entrega de Portarias de Anistia Política àqueles que fizeram a greve de fome em 1979. Na ocasião, estarão presentes os ex-presos políticos, autoridades, artistas, entidades da luta pela anistia e representantes da sociedade civil organizada. No próximo 22 de agosto, completará 30 anos que o Congresso Nacional aprovava a Lei de Anistia 6.683/79, fruto da ampla mobilização de diversos setores da sociedade brasileira.

O diretor do SENGE-RJ Rubem Corveto dirigiu com Zé Carlos Asbeg o filme “Lá Dentro Lá Fora”, sobre a luta pela anistia, inclusive a greve de fome feita por 32 dias. Eles estão reeditando o documentário com depoimentos dos ex-presos políticos sobre o processo de anistia e o momento atual. O filme será apresentado no ato.