3 de novembro: Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Hoje (3/11), lembramos o Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher no Brasil. Embora, hoje no Brasil, as mulheres representem 52% do eleitorado, o país ocupa o posto número 156 em um ranking de 188 países que considera a representação feminina no Parlamento feito pela União Interparlamentar. 3 de novembro é dia de comemorar a democracia e avançar a representatividade feminina!
O primeiro voto feminino no Brasil, porém, aconteceu realmente em 1927; na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte: a professora Celina Guimarães, primeira eleitora do país, teve seu alistamento eleitoral permitido pelo governo do estado. Durante o governo Getúlio Vargas, o voto feminino começou a ser efetivamente liberado, mas ainda com restrições: as mulheres só podiam ir às urnas com autorização do marido, se fossem casadas; ou se tivessem renda própria, caso fossem solteiras ou viúvas. Apenas em 1946 o voto tornou-se direito e dever de todas as mulheres, sem restrições.
O movimento sufragista, ou seja, a luta pelo direito de votar e ser votado, chegou ao Brasil em 1919, através da bióloga Bertha Luz, que trouxe estes ideais de Paris. Junto com a militante anarquista Maria Lacerda de Moura, Bertha fundou a Liga Pela Emancipação Intelectual da Mulher, que mais tarde se tornaria a Federação Pelo Progresso Feminino. O direito ao voto feminino foi conquistado no Brasil antes da maioria dos países latino-americanos – em parte, pela relação próxima que as sufragistas tinham com a elite política.
Hoje, mais de 70 milhões de brasileiras votam a cada eleição nacional.