2º rodada de negociação do ACT nacional 2022 tem contraproposta indecente da Eletrobras

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Ocorreu no dia 28 de abril, em Brasília/DF, na sede da ELETRONORTE, a 2ª rodada de negociação, na qual, os negociadores da ELETROBRAS, coordenados pelo Relação Sindical da HOLDING, apresentaram a contraproposta à Pauta de Reivindicações dos trabalhadores e das trabalhadoras, entregue dia 30 de março de 2022 à empresa.

A proposta apresentada pelos prepostos da ELETROBRAS é ridícula, indecorosa, indecente, provocativa e não espelha os excelentes resultados operacionais e financeiros atingidos pela ELETROBRAS e suas subsidiárias, neste último período, graças, principalmente ao empenho, dedicação, profissionalismo e seriedade dos trabalhadores e trabalhadoras das empresas.

A proposta demonstra claramente que as diretorias da ELETROBRAS e de suas subsidiárias não valorizam os seus profissionais, ao contrário, apresentam uma proposta até com redução do poder aquisitivo dos salários, o que é uma completa falta de bom senso, principalmente levando em consideração que, em 2021, a ELETROBRAS teve lucro de R$ 5,7 bilhões e pagará dividendos bilionários aos seus acionistas, de R$ 1,3 bilhão. Enquanto para os acionistas, haverá distribuição de dividendos bilionários, para os trabalhadores e trabalhadoras, os verdadeiros responsáveis pelos resultados das empresas, é proposto redução de conquistas, demissões e redução do poder aquisitivo de seus salários. Um completo absurdo, que só pode vir de uma diretoria que não tem compromisso com seus trabalhadores e trabalhadoras e tão pouco com o povo brasileiro.

O único compromisso desses senhores é com a entrega do patrimônio público para a iniciativa privada, sem nenhum respeito com quem deveriam ter. E para completar querem reduzir conquistas sociais, condições de trabalho e poder aquisitivo dos salários, para que o privado, caso haja a privatização da ELETROBRAS, ganhe “rios de dinheiro”. Senhores diretores, a ELETROBRAS não será privatizada e os senhores sairão pela porta dos fundos da empresa, e ninguém sentirá falta nem dos senhores e nem deste período tenebroso de nossa história.

Os prepostos das empresas do sistema ELETROBRAS, que seguem rigorosamente as ordens dos seus superiores, sem questionar as incoerências, não merecem o respeito e são tão responsáveis pelas maldades praticadas contra os trabalhadores, quantos os diretores, e serão sempre lembrados como aqueles que se venderam por um cargo na estrutura da empresa. O pior de tudo é que esses senhores e senhoras são do quadro da empresa, e por isso mesmo, é inaceitável que participem desse processo vergonhoso de desvalorização dos profissionais das empresas e que se sujeitem a serem “vaquinhas de presépio” dessas diretorias que não têm compromisso com ELETROBRAS pública e com os seus trabalhadores e trabalhadoras.

 

Fonte: FNU CUT

Foto: Reprodução