20 anos Fisenge: Entrevista com Maria Cristina Sá

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

“Os engenheiros não podem estar ausentes das grandes questões nacionais. As elites brasileiras têm se servido com voracidade do poder, utilizando-o para seus interesses. Transvestem-se das mais variadas formas. A última foi a capa da modernidade e a promessa de levar o país ao Primeiro Mundo. Sabemos aonde esse ‘pesadelo neoliberal’ nos tem levado”, trecho do discurso de Maria Cristina Sá, primeira mulher a assumir a presidência do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), entre os anos de 1990 a 1995 por dois mandatos, período que contribuiu fortemente para a construção da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros.

Você assumiu a presidência do Senge-MG num momento pós redemocratização do Brasil. Que fatos políticos marcaram este período?
Participamos da Constituinte de 1988, acompanhamos o fim do governo Sarney, o início do governo Collor e seu impeachment. Era uma época de efervescência política. No entanto, havia uma forte tentativa de implantação de um novo modelo no país, com a abertura total e a destruição do patrimônio público com o sucateamento e as privatizações. A recessão atingiu duramente os engenheiros e cerca de 30% dos profissionais estavam desempregados ou fora do exercício profissional, além do desrespeito aos salários e o desmantelamento de equipes técnicas.
Como se deu a construção da Fisenge?
Havia uma disputa interna muito grande sobre a filiação à Central Única dos Trabalhadores (CUT), quando ainda estávamos na Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). O Senge-MG tinha acabado de se filiar à CUT e nos colocamos ao lado do grupo que fundou a Fisenge. Em abril de 1991, aconteceu o I Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, que culminou na criação da Coordenação Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), que, em 1993, consolidou a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). Desde então, dirigimos, pela Fisenge, campanhas salariais importantes em todo o Brasil, além de lutarmos contra as privatizações das principais estatais. Um caso foi a entrega da Vale do Rio Doce. Os anos 1990 foram trágicos e a maior parte do patrimônio público foi dizimado.
Hoje, há um enorme processo de despolitização na sociedade. De que forma o movimento sindical pode contribuir para esta reversão?
Estamos passando por um momento muito difícil, porque setores mais à esquerda estão muito perdidos. Houve avanço com o governo Lula, mas há uma certa acomodação. Não temos mais a política que tanto mobilizou na Constituinte de 1988, até porque, hoje, a sociedade está muito centrada numa perspectiva individualista. Precisamos seguir na luta pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna.