20 anos Fisenge: 1993 a 2013

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Chegamos ao número 50 do boletim eletrônico da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). Ao longo de 2013, fizemos um resgate histórico dos 20 anos de fundação com reprodução de matérias, jornais e entrevistas sobre fatos que marcaram a Fisenge de 1993 a 2013. Este ano foi marcado por mobilizações históricas no país, que iniciaram em junho, cujo estopim foi o aumento da tarifa do transporte público.Encerramos o ano debatendo esta conjuntura, sob o viés da crise da mobilidade urbana, uma atividade que concluiu a última reunião do ano do Conselho Deliberativo da Fisenge, em Curitiba, Paraná. 2013 marcou um ano histórico na sociedade brasileira com as manifestações populares e os 20 anos da Fisenge, que foram comemorados com uma agenda de eventos e atos políticos. Promovemos um seminário sobre reforma política, em Sergipe; acompanhamos o processo da renovação das concessões do setor elétrico, integrando a Plataforma Operária e Camponesa pela Energia; realizamos um seminário sobre gestão sindical entre os trabalhadores e as trabalhadoras dos sindicatos e da Fisenge; o Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu dois recursos da Fisenge em defesa do Salário Mínimo Profissional (SMP); mobilizamos pela aprovação do Projeto de Lei, que inclui a engenharia como carreira típica do Estado; participamos de conferências internacionais sobre o mundo do trabalho e o sindicalismo global; garantimos a vaga titular da Fisenge no Conselho Nacional das Cidades; tivemos repercussão nacional nos principais veículos de comunicação do país, como Folha de S. Paulo e CBN, com a nota pública da Fisenge sobre as infelizes declarações do Ministro Moreira Franco acerca da engenharia brasileira; entre outros fatos. Integrando a agenda de setembro com atividades dos 20 anos da Fisenge, realizamos o V Encontro Nacional de Jornalistas dos Sindicatos e da Fisenge; um seminário sobre assédio moral e diversidade, promovido pelo Coletivo de Mulheres e um ato festivo pela fundação da Federação, que contou com o lançamento da revista de 20 anos da Fisenge e do 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), que acontecerá em Búzios, entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014.

Foram muitas as atividades e 2013 um ano de muita luta tanto para a engenharia como para toda a sociedade. Desta forma, agradecemos a contribuição dos sindicatos filiados à Fisenge, dos diretores, do Coletivo de Mulheres da Fisenge, dos colaboradores, dos amigos e trabalhadores, que contribuíram para o êxito deste ano de intenso trabalho. Que continuemos juntos conquistando vitórias e fortalecendo nossas lutas cotidianas em defesa da engenharia, da soberania nacional e de uma sociedade justa, solidária e fraterna.

Para este número, selecionamos os melhores momentos do ato festivo dos 20 anos, que aconteceu no dia 26/9, no Rio de Janeiro, e publicamos um vídeo no Canal da Fisenge no YouTube. O encerramento das comemorações se dará com a publicação do livro “20 anos Fisenge: uma história de luta e transformações sociais”, em 2014.

O boletim eletrônico da Fisenge é uma publicação que reúne artigos sobre engenharia, lutas sociais e populares e movimento sindical, e é enviado a cada dez dias.

Para assistir ao vídeo clique AQUI