15 de dezembro: Dia Nacional da Economia Solidária

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O ativista ambiental Chico Mendes nasceu no dia 15 de dezembro de 1944. A data, que remete ao símbolo de resistência e de luta pelo desenvolvimento sustentável com responsabilidade social e ambiental, foi escolhida para comemorar o Dia Nacional da Economia Solidária. Espalhados em todas as regiões brasileiras, milhares de produtores – nos mais variados ramos se fortalecem organizados nesse modelo econômico. Para a CUT a Economia Solidaria vem desenvolvendo as relações de grupos internos, e para fortalecer os empreendedores no mercado de trabalho.

Dados da ADS – Agência de Desenvolvimento Solidária, desenvolvido pela Secretária de Formação, indicam que a economia solidária tem varias vertentes, uma delas é essa visão erronia de que a economia solidária é existencialista. O que na visão da CUT, não é. A Economia Solidaria é de fato incluir os excluídos na economia, e fazer com que os empreendedores se estruturem no mercado, como também estabelecer uma igualdade na concorrência desleal das empresas capitalistas.

“Façamos do dia de hoje um momento de homenagem a todas as pessoas que estão na luta por esta transformação social. Parabéns a todas e todos por seus esforços no dia a dia, seja em seu empreendimento da Economia Solidária, seja em entidades de apoio, seja na sua comunidade, bairro ou local de trabalho” Lúcia Silveira, Secretária de Formação da CUT/CE

 www.cut.org.br