11 de dezembro: dia do engenheiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Números, algoritmos e expressões. Quando pensamos no engenheiro, estas são as primeiras impressões da maioria das pessoas. Por trás de toda a matemática existem as ideias, os projetos, as concepções e, principalmente, visão de mundo. Nós, engenheiros, contribuímos todos os dias para escrever a história deste país. Participamos das discussões políticas que permeiam o Brasil e o mundo. Somos participantes concretos na transformação da sociedade em busca de igualdade, fraternidade e solidariedade.

Nossa agenda política se mantém viva no cotidiano. Lutamos pela reforma agrária, pela reforma urbana, por uma política nacional de agroecologia, pela universalização do saneamento básico, pela mobilidade urbana, por cidades sustentáveis, pela integração da América Latina, pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, por condições de trabalho dignas, entre outras pautas.

Devemos reafirmar todos os dias a função social da engenharia. Construímos prédios, estradas, automóveis. Planejamos cidades. Mas, acima de tudo, temos responsabilidade com a sociedade. E, por isso, é fundamental nosso engajamento numa ampla campanha de valorização das profissões com respeito ao Salário Mínimo Profissional (SMP); incentivo à mão de obra nacional; estímulo às pesquisas. Somos engenheiros que transformam a sociedade todos os dias.