Bahia terá campanha de valorização profissional do Engenheiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato dos Engenheiros da Bahia – SENGE/BA, em parceria com mais 17 entidades relacionadas à área, lança no Dia Nacional do Engenheiro, 11 de dezembro deste ano, uma campanha de valorização da profissão no Estado.

Entre as iniciativas, está um encontro com deputados estaduais e federais, formados na área da Engenharia, para apresentar as demandas da categoria. O evento Café da Manhã dos Engenheiros com os Deputados acontece no próximo dia 6 de dezembro, com um café da manhã, no Hotel Sol Bahia Atlântico, em Salvador.

Segundo o presidente do SENGE/BA, o engenheiro civil Ubiratan Félix, a engenharia é um dos principais vetores de inovação e desenvolvimento do País, mas enfrenta problemas como o desrespeito ao piso salarial da categoria, a negligência na formação qualificada de novos profissionais e a necessidade de ampliar o número de cursos em diversas áreas da engenharia no Brasil.

“A proposta da campanha é estimular o reconhecimento da sociedade sobre a importância da Engenharia para o crescimento do País, Estado, município. Queremos criar esse referencial, não somente em Salvador, mas também no interior baiano”, afirma Félix.

Somente no setor elétrico, já está prevista a criação de 300 mil vagas para engenheiros e técnicos, nos próximos cinco anos, e para o Pré- Sal, cerca de 70 mil em 15 anos.

“Falta mão de obra para atender a toda essa demanda. Há deficiência também na Educação Básica, quando os alunos saem sem gostar de matemática, física e química. Precisamos mudar essa realidade” –

Engenheiro civil, Carlos Vieira Lima, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon – BA), na abertura do I Congresso dos Engenheiros da Bahia.

Atualmente, a Bahia é um dos eixos de investimento em obras de engenharia de grande impacto social e econômico, como: a Copa do Mundo, da construção da ferrovia Oeste-Leste, do novo Porto de Ilhéus, das 160 mil unidades do programa Minha Casa Minha Vida II, do projeto Bahia Eólica no Semi- árido, do sistema Viário Oeste que inclui a construção da ponte rodoviária que liga Salvador à Ilha de Itaparica e a manutenção da Ponte do Funil (entre os municípios de Vera Cruz e Nazaré).

“A campanha busca também dar voz as opiniões dos profissionais da engenharia, contribuindo, para além dos discursos políticos e empresariais, com os debates sobre as propostas de infraestrutura que vão transformar a Bahia”, acrescenta Félix.

Fonte: Boletim Engenharia em Pauta do Senge-BA