Caderno 8 - Uma agenda democrática para as comunicações brasileiras

Uma reflexão sobre a importância da engenharia para o desenvolvimento nacional na era da globalização. Usando o passado e o presente para oxigenar uma visão de futuro, César Benjamin enumera os feitos da engenharia no país e alerta para o período de estagnação no qual vivemos, apontando os obstáculos que nos impedem de crescer como nação.

Caderno 7 - A Reinvenção do Sindicalismo

A IV Conferência Mundial das Associações de Engenheiros e Cientistas realizada no Rio de Janeiro, em maio de 2007, promoveu a troca de informações entre entidades e profissionais de diferentes países e aprofundou o debate sobre os impactos causados pela globalização. O encontro reuiniu 80 participantes de 24 organizações representando mais de cinco milhões de profissionais das Américas do Sul, Central e Norte, Europa, Ásia e Austrália. Merece destaque o caráter acentuadamente sindical e a marcante presença de delegações de países da América Latina. A Reinvenção do Sindicalismo publica a seqüência de experiências, idéias e propostas apresentadas e o documento final aprovado pelos participantes apontando caminhos para mudanças substanciais nas entidades sindicais.

Caderno 6 - Brasil - Reinventando o Futuro, de César Benjamin e Tânia Bacelar de Araújo (3ª edição)

Caderno 6 - Brasil - Reinventando  o Futuro, de César Benjamin e Tânia Bacelar de Araújo (3ª edição)

César Benjamin e Tânia Bacelar Araújo tratam de um país que pode associar competitividade e qualidade de vida, que distribui melhor a renda e a riqueza, capaz de articular crescimento econômico e justiça social. Tudo isso sem fórmulas mágicas, mas a partir de uma abrangente reflexão e de um amplo debate da sociedade.

Caderno 4 - Engenheiros e Engenheiras: Mercado de Trabalho e Relações de Gênero, de Rosa Lombardi

O caderno 04 da série lançada pela Fisenge traz uma reflexão sobre o trabalho e o emprego dos engenheiros no Brasil, com foco nas transformações que vêm sofrendo desde a década de 80. Permeando esse pensamento, a autora aborda a questão do gênero, o contínuo ingresso feminino na profissão e a perseverança e resistência das engenheiras que, frente às desigualdades, seguem firmes dentro da carreira.

Caderno 2 - Síntese do Saneamento no Brasil, de Clovis Francisco do Nascimento Filho

A história da luta por saneamento no Brasil é um capítulo especial na vida das entidades sindicais. Em Síntese do Saneamento no Brasil, Clovis do Nascimento percorre a história do setor, desde a suposta escassez de recursos e baixa qualificação tecnológica dos anos 20, até a atual retomada dos investimentos em saneamento pelo governo federal e a aprovação da lei que estabelece as diretrizes gerais para o setor.

Reforma Trabalhista

Galeria de Vídeos

 

Receba nossos boletins!

captcha 

Publicações